domingo, 18 de junho de 2017

Van der Graaf Generator - Afterwords

O Rock Progressivo nos anos 60


Eis a primeira passagem por um grupo que nos anos 70 apreciava particularmente pelo seu arrojo musical e onde se evidenciava a figura do seu líder Peter Hammill.
O grupo dava pelo nome de Van der Graaf Generator e tomava o nome (Van de Graaff Generator, erro ou de propósito?) do gerador de electricidade estática que então tinha acabado de aprender no liceu. Uma verdadeira fonte de energia eram estes ingleses que deste o seu início enveredaram pelo Rock Progressivo e ainda hoje fiéis a essa sonoridade.

Tiveram o seu início na década de 60, mas a formação que teve melhor aceitação foi, em quarteto, nos anos 70 quando incluiu o saxofonista David Jackson.

Ficamo-nos para já no primeiro LP "The Aerosol Grey Machine" editado ainda em 1969 e, onde numa sonoridade ainda em definição, a voz de Peter Hammill, claramente, se destacava. Peter Hammill possuía já uma voz potente de barítono elaborando frequentemente variações súbitas, de grande efeito, entre o muito calmo e o explosivo.




Era o despontar do talento de Peter Hammill que se iria traduzir em mais de uma dúzia de álbuns com os Van der Graaf Generator e mais de trinta discos a solo.
Ainda sem a complexidade e experimentalismo que os álbuns da década seguinte evidenciaram, ouça-se "Pawn Hearts", "The Aerosol Grey Machine", transmitia já uma energia que naquela época poucos igualavam. A faixa de abertura era "Afterwords", aqui mais em tom de balada.




Van der Graaf Generator - Afterwords

Sem comentários:

Enviar um comentário