segunda-feira, 26 de junho de 2017

Elton John - Your Song

O jornal “Disco, Música & Moda” no seu nº 1, em Fevereiro de 1971, na procura dos músicos mais promissores identificava Elton John, Cat Stevens, Van Morrison e Neil Young.

A preferência parecia recair sobre Elton John ao afirmar:
“Inegável é, no entanto, o facto de dentre estes nomes, se realçar, não só pela força que as suas composições imprimem aos poemas de Bernie Taupin, como também pelas suas magníficas interpretações, um jovem britânico de vinte e três anos chamado Reginald Kenneth Dwight e que todos conhecem como ELTON JOHN.”

Acertaram em Van Morrison e Neil Young que continuam, ainda agora, entre os melhores.
Cat Stevens , depois de um intenso período criativo, desistiu convertendo-se em 1977 ao islamismo. Já no que diz respeito a Elton John… De muito bom a sofrível foi um passo, de sofrível a medíocre outro passo e de medíocre a insuportável um instante (ouça-se o mau gosto que foi “Daniel”-1973 ou “Nikita”-1985). Rapidamente perdi interesse na sua música.

Em 1970 Elton John assinaria o seu melhor álbum de sempre. É um registo imprescindível, este “Elton John”, e a meu ver, só ultrapassável no ano, pelos consagrados Simon and Garfunkel e o seu “Bridge Over Troubled Water”. Talvez, até fosse mais inovador no contexto da época.
O álbum foi uma verdadeira surpresa e abria promissoramente uma nova década. As críticas foram altamente positivas, das letras de Bernie Taupin, aos arranjos invulgares de Paul Buckmaster (o mesmo de Leonard Cohen), dos excelentes músicos que participaram na gravação, ao próprio Elton John a sobressair no piano e nas suas notáveis interpretações.

Consta também entre os primeiros LP que então adquiri. Eis a capa.





O deslumbramento de "Elton John" começava com "Your Song" que agora lembramos com a maior saudade de quando a ouvíamos, quase religiosamente, nesse longínquo e magnífico ano de 1970.




Elton John - Your Song

Sem comentários:

Enviar um comentário