quarta-feira, 21 de junho de 2017

East of Eden - Communion

O Rock Progressivo nos anos 60

Não consigo incluir nesta lista grupos como The Who, The Moody Blues, Procol Harum e até The Beatles e The Beach Boys, como algumas listas o fazem, pois parece-me que, sendo grupos que tendo alargado claramente os horizontes do Pop-Rock e do Rock de então, abriram, isso sim, as portas do Rock Progressivo. Assim, apesar das fronteiras serem sempre de difícil definição, inclino-me para que o primeiro disco que podemos considerar no chamado Rock Progressivo seja "The Thoughts of Emerlist Davjack" dos Nice de 1967 e que já aqui destaquei.

O Rock Progressivo como género musical nasceu predominantemente no Reino Unido, pelo que nesta passagem estão excluídos grupos como The Mother of Invention e The United States of America nascidos nos Estados Unidos da América. Já evidenciei as principais bandas daquele género que efectuaram ainda nos anos 60 a sua primeira gravação, espaço ainda para referir mais dois grupos East of Eden e Colosseum.

Os East of Eden tiveram início em 1967  e foi dos grupos de Rock Progressivo um dos menos conhecidos. Em 1969 é editado o primeiro LP "Mercator Projected" que já tivemos oportunidade de referir a propósito do violino no Rock.



Depois de já termos ouvido "In the Stable of the Sphinx", lugar para mais uma faixa, desta vez "Communion" baseado num quarteto de cordas de Béla Bartók.




East of Eden - Communion

Sem comentários:

Enviar um comentário