sábado, 10 de junho de 2017

Soft Machine - Joy of a Toy

O Rock Progressivo nos anos 60

Começámos esta passagem pelo Rock Progressivo nos anos 60 com os Caravan, nada mais natural que continuar com os Soft Machine.

Caravan e Soft Machine tiveram a mesma origem, a cidade de Canterbury, e alguns dos seus principais músicos tiveram passagem pelo mesmo grupo, The Wilde Flowers, os quais não nos deixaram qualquer registo original (excepção para um conjunto de demos editados em 1994). Entre os músicos que integraram The Wilde Flowers encontravam-se Robert Wyatt e Kevin Ayers que em 1966 estiveram na génese dos Soft Machine.

Em 1968 faziam já digressão pelos Estrados Unidos, onde vão gravar o 1º LP, "The Soft Machine" ou como também ficou conhecido "Volume One". Um disco a desbravar novos caminhos para o Rock, um trabalho bastante experimental, hoje considerado pioneiro do Rock Progressivo.




Neste disco os Soft Machine eram um trio formado pelos já citados Robert Wyatt (bateria e voz), Kevin Ayers (baixo e voz) e Mike Ratledge (teclados) e exploravam novas sonoridades, onde as diversas músicas se fundiam umas nas outras, misturando um Rock psicadélico cheio de energia com improvisações de inspiração jazzística. É o exemplo de "Joy of a Toy" que interligava "Hope for Happiness" e a sua reprise.




Soft Machine - Joy of a Toy

Sem comentários:

Enviar um comentário