sábado, 24 de junho de 2017

Chicago - Ballet for a Girl in Buchannon (parte)

Rock, Folk, Country, Baladas, Jazz e também Música Clássica. Bateria, baixo, guitarra eléctrica e acústica também e ainda piano claro. Uma secção de metais, saxofone, trombone e trompete e não esquecer a flauta. E já agora orquestra. Vozes a solo ou em coro, letras declamadas ou cantadas. Música cantada ou só instrumental e ainda sons naturais tipo descarga do autoclismo ou barulhos de máquinas a trabalhar na estrada. Muita melodia ou a sua quase ausência. Tudo isto junto faz algum sentido? Será possível algo bem estruturado e consistente?
Sim, se recuarmos a 1969-1971 e estivermos a falar dos Chicago.

Os Chicago tiveram uma aparição fulgurante com o altamente promissor duplo LP (pouco vulgar um grupo iniciar-se logo com um duplo) de 1969 “Chicago Transit Authority”.
Em 1970 gravam novo duplo LP (uau!) de nome simplesmente “Chicago” (ou mais tarde conhecido por “Chicago II”).
Em 1971 mais um duplo LP (uau!, uau!) “Chicago III” e não terminam o ano sem a cereja em cima do bolo, o quarto e quádruplo (!!!!) LP ao vivo “Chicago at Carnegie Hall”.

Fiquemos por aqui, o resto é para esquecer (exagero meu que não conheço a totalidade da obra) e já vão em Chicago XXXVI.

"Chicago II" (na capa simplesmente Chicago) foi um dos primeiros discos que adquiri e tanto quanto consegui apurar trata-se da edição original do Reino Unido de 1970. Começava bem a década.





Boa parte das composições estavam organizadas em Suites de cerca 15m e é parte da Suite “Ballet for a Girl in Buchannon”, que segue junto “Anxiety's Moment/West Virginia Fantasies/Colour My World”.
O melhor será ouvirem a suite toda. Melhor ainda todo o disco e recuar (ou avançar?) 40 anos.


Chicago - Ballet for a Girl in Buchannon (parte)

Sem comentários:

Enviar um comentário