domingo, 25 de junho de 2017

Syd Barrett - Octopus

Em 1970 foi editado o 1º álbum a solo de Syd Barrett de nome “The Madcap Laughs”.
Um disco ao qual não foi, então, dada a devida atenção e que hoje é considerado uma obra de referência do Rock Psicadélico.
É de 1985 e edição nacional o LP que possuo e cuja capa se reproduz, custou 1160$00 (cerca de 4€), mas teve um desconto de 30%, nada mau.







Syd Barrett (1946-2006) foi, nem mais nem menos, um dos fundadores dos Pink Floyd, seu líder, guitarrista, vocalista e compositor do primeiro e parte do 2º álbum. Inovador e atrevido para as sonoridades da época, a ele se deve o êxito inicial dos Pink Floyd no movimento “underground” londrino.
Ainda depois da saída dos Pink Floyd a sua influência fez-se sentir durante vários anos e as referências destes a Syd Barrett frequentes. Mesmo quando musicalmente essa influência era pouco notória e os Pink Floyd abraçavam ambientes sonoros de mais fácil assimilação a presença de Syd Barrett fazia-se sentir, por exemplo, “Wish you were here” de 1975 a ele se refere.

De comportamento imprevisível, e vindo mais tarde a sofrer de doença mental, seria substituído pelo conhecido David Gilmour. Progressivamente afastar-se-ia do mundo musical, tendo uma vida de isolamento até à sua morte em 2006.

De volta a 1970 e a “The Madcap Laughs” a escolha vai para “Octopus” que foi também o único Single editado.




Syd Barrett - Octopus


PS: Menos acessíveis e pouco vulgares estes sons, não? Mesmo passados estes anos todos! E letras indecifráveis:
“Please leave us here
close our eyes to the octopus ride!
Isn't it good to be lost in the wood
isn't it bad, so quiet there, in the wood
meant even less to me than I thought
with a honey plough of yellow prickly seeds
clover honey pots and mystic shining feed...”

Sem comentários:

Enviar um comentário