domingo, 11 de junho de 2017

Pink Floyd - Careful with That Axe, Eugene

O Rock Progressivo nos anos 60

Dos Caravan, passámos para os Soft Machine, dos Soft Machine passamos para os Pink Floyd.

Soft Machine e Pink Floyd foram os grupos mais importantes do movimento Underground londrino que despontou em 1967, estiveram na génese do Rock Progressivo.

Jean-Marie Leduc no livro "Pink Floyd" afirma: "Não é por acaso que os Pink Floyd se tornam de repente na figura mais popular do underground londrino.", mais à frente "O volume sonoro é levado ao limite do suportável e as últimas técnicas electrónicas (efeito laser, eco, distorção) são sistematicamente utilizadas, numa preocupação enorme de inovação. Este envolvimento sonoro é criado num «ambiente alucinante», em que estroboscópios, projecções giratórias, luz negra, projectores e lâmpadas floridas arrebatam permanentemente os olhos. Toda esta tecnologia futurista sublinha o estranho universo musical de um conjunto que mergulha até ao extremo limite do possível num mundo em que se entre chocam fantasmas, delírios interiores, febres cósmicas e sonhos de ficção científica. A exploração deste mundo infernal e angustiante prossegue durante várias horas, fraccionadas em longas suites de várias dezenas de minutos, durante as quais o público alienado e hipnotizado acompanha cegamente o conjunto."





O primeiro disco que melhor conheci dos Pink Floyd foi o duplo LP "Ummagumma" editado mesmo no final da década (Outubro de 1969), era já o 4º álbum do grupo.
Um disco de transição, por um lado era um balanço, com o 1º LP constituído por quatro faixas gravadas ao vivo e que mostrava o quanto tinham evoluído, por outro um 2º LP de estúdio com cinco faixas, duas de Roger Waters, uma para David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright, em busca de novos caminhos.

Sempre gostei deste álbum e nunca percebi o porquê de mais tarde os próprios Pink Floyd o terem desconsiderado assim como ao seguinte "Atom Heart Mother".

A escolha vai para "Careful with That Axe, Eugene"




Pink Floyd - Careful with That Axe, Eugene

Sem comentários:

Enviar um comentário