sexta-feira, 23 de junho de 2017

Gentle Giant - Giant

Algumas memórias soltas do ano de 1970 vão ocupar os próximos Regresso ao Passado.

Depois da passagem pelo Rock Progressivo nos anos 60, nada melhor que lembrar Gentle Giant.

Gentle Giant foi a melhor banda de Rock Progressivo e talvez a mais ignorada.
Formados no mesmo ano dos Emerson, Lake & Palmer, 1970, não atingiram a popularidade destes, mas mantiveram uma qualidade e inspiração musical que aqueles foram progressivamente perdendo. Também o primeiro álbum saiu em 1970, não obteve a notoriedade do 1º dos Emerson, Lake & Palmer, mas abriu as portas da música popular para novas vias então desconhecidas.

Eles próprios afirmavam (na interior da capa do 2º álbum):
“ O nosso objectivo é alargar as fronteiras da música contemporânea, mesmo com o risco de nos tornarmos impopulares.”

Combinando o Rock, a Música Clássica, o Jazz, o Folk e até a música medieval criaram sonoridades "avant-garde” que ainda hoje nos surpreendem.





“Se neste momento se pode falar concretamente de inovação em música popular, Gentle Giant terá que ser um nome incluído, e observado com muita atenção.” em “a memória do elefante” nº 9, 1972.

Entre a memória e o que consegui apurar o meu exemplar de "Gentle Giant" é uma edição inglesa de 1973 e então adquirida pelo preço de 216$50, ou seja pouco mais de 1€. Tenho que voltar a ouvi-lo!

Distinto de tudo o que se conhecia em termos de música popular os Gentle Giant abriam os novos caminhos do Rock , já lá vão tantos e bons anos!
A prova vai para "Giant" que dava início ao 1º magnífico álbum.




Gentle Giant - Giant

Sem comentários:

Enviar um comentário