quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Wallace Collection - Day Dream

A revista "Vida Mundial" e a música popular


Wallace Collection foi um grupo belga que teve um super-êxito com a canção "Daydream" decorria o ano de 1969.
Em 1970, os Wallace Collection estiveram em Portugal, actuaram no Coliseu do Porto a 21 de Março, mas primeiro estiveram em Lisboa. De acordo como sítio http://www.ondapop.pt/:
" A 17 de Março de 1970 voam de Orly para Lisboa. São recebidos como verdadeiras estrelas de Rock por muitos fãs e seguem directamente para os estúdios da Televisão (RTP). No dia seguinte entrevistas nas Rádios. Tudo está bem orquestrado. O público português recebia os criadores de "Daydream". Um dos primeiros grupos que a ditadura de Marcelo permite. No Monumental dia 19 a sala esgotada e a multidão em histeria. Tanto a chegada ao Teatro como a saída foram difíceis porque a multidão queria autógrafos e mesmo a polícia teve dificuldade para controlar os fãs. No final do espectáculos e perante os aplausos que não terminavam, o jovem Denis chegou-se ao microfone e solou um "Blue" na harmónica que fez as delícias de todos. Só depois de duas horas nos camarins a polícia garantiu segurança para saírem do Teatro. Acabaram a noite num "party" de gente muito "chique". O concerto do dia seguinte foi semelhante."







Recordo-me de ver os Wallace Collection na RTP, tendo o nº 1622 de 10 de Julho da revista "Vida Mundial", na secção "Actualidade «V. M.»", na rubrica "TV", se lhes referido assim:
«Wallace Collection» mantém-se dentro da linha dignificante, no âmbito de uma música «pop» a todos os títulos «sui generis», e que serve de paradigma como honestidade de processos e como inquietação criadora num campo intencionalmente ligeirista. Sabendo-se por conseguinte, as coordenadas em que semelhante música se insere, mais difíceis se tomam os esforços para a obtenção da qualidade, qualidade essa que surge revestida de uma carapaça tendente a seduzir o chamado grande público. Em nosso entender, o mérito maior de «Wallace Collection» reside na procura do sério, do estruturado, do qualitativo, através do ligeiro..."

O mesmo artigo referia-se ainda à passagem de Jorge Ben pelo mesmo programa o "Tele-Ritmo" e a dos Up With People no "Curto Circuito". Quem se lembra?




Wallace Collection - Day Dream

Sem comentários:

Enviar um comentário