quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

The Beatles - Because

mundo da canção nº 2

Em Janeiro de 1970, quando saiu o nº 2 da revista "mundo da canção", era já evidente que o fim dos The Beatles estava a próximo, se é que já não tinha ocorrido. Os sinais eram claros. Eram conhecidas as desavenças no grupo, musicais, financeiras e pessoais. Eram já conhecidas as experiências musicais de John Lennon com Yoko Ono, "Unfinished Music No. 1: Two Virgins", em 1968, "Unfinished Music No. 2: Life with the Lions" e "Wedding Album" em 1969, mas o sinal maior talvez tenha sido o Single, também de 1969 "Give Peace a Chance" sob o nome de Plastic Ono Band.
Mesmo assim o ano de 1969 vê a edição de dois novos álbuns pelos The Beatles, "Yellow Submarine" e "Abbey Road", constituindo este a última gravação por eles efectuada. O álbum "Let It Be" editado em 1970, após a dissolução do grupo em Abril, foi na realidade gravado antes de "Abbey Road".

"Abbey Road" é ainda uma obra-prima, na verdade um dos melhores trabalhos, e um sucesso de vendas impressionante, foi também o primeiro LP que adquiri.





O número referido do "mundo da canção" trazia duas letras do álbum "Abbey Road", "Because" e "Carry That Weight", esta última parte integrante de um medley de 16 minutos. A anteceder o medley estava "Because" um belo tema que agora recordamos. De notar, no início o cravo tocado pelo produtor George Martin, o overdubbed das vozes e o sintetizador Moog tocado por George Harrison. The Beatles no seu melhor.




The Beatles - Because

Sem comentários:

Enviar um comentário