quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Caetano Veloso - Alegria, Alegria

A revista "Vida Mundial" e a música popular


Vamos para o nº 1588 da revista "Vida Mundial" editada a 14 de Novembro de 1969. O artigo que agora destacamos aparece nas páginas finais na secção "Actualidades «V. M.»", na parte dedicada à "Música" e intitulava-se "Tropicalismo - forma alegre de dizer não".

Tropicalismo foi um movimento artístico, fundamentalmente musical surgido nos anos 60 no Brasil, então debaixo de um regime militar ditatorial. Esteticamente atrevido, misturava a música tradicional brasileira com o Pop-Rock internacional então em expansão.

"Não pode ser negada a influência do tropicalismo no Brasil, nos vários ângulos da vida nacional, incidindo desde interesses económicos, na indústria de tecidos, artigos domésticos, nos vários sectores da criação publicitária (no mesmo padrão da influência internacional dos Beatles), até ao campo das artes plásticas, do próprio teatro e até mesmo da poesia." afirmava-se no citado artigo.

Entre os mais destacados do tropicalismo encontravam-se Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa e Os Mutantes, foram os que obtiveram maior sucesso.


 


Ainda do mesmo artigo:
"Foi ao lado de Capinam, Torquato Neo e Gilberto Gil, que Caetano Veloso deu o primeiro passo com «Ale­gria, Alegria», verdadeira retratação de uma irresponsabilidade contestatória, ponto de partida para toda a polémica, interpretações e «nascimento» de um movimento não esquematizado."

"Alegria, Alegria" é uma canção composta e interpretada por Caetano Veloso e fazia parte do seu primeiro álbum a solo editado em 1968, ainda em 1967 tinha sido editada em Single, era o início do movimento tropicalista.


Caetano Veloso - Alegria, Alegria

Sem comentários:

Enviar um comentário