segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Rodriguez - Sugar Man

Passou, por cá, quase despercebida a exibição, em 2013, do filme/documentário “Searching for the Sugar Man”. É um belo documentário, uma história incrível e comovente sobre o músico folk americano Sixto Rodriguez.

Rodriguez, filho de emigrantes mexicanos, gravou 2 álbuns “Cold Fact” e “Coming from Reality”, respectivamente em 1970 e 71. O sucesso nos Estados Unidos foi nulo, mas, não se sabendo exactamente como, as gravações foram parar à África do Sul tendo-se transformado em objecto de culto com enorme sucesso e influência no meio branco na luta anti-apartheid. Diz-se no documentário com vendas superiores a meio-milhão de discos.

Rodriguez, trabalhador na construção civil em Detroit, desconhecia por completo o culto de que era objecto na África do Sul (e Austrália também); na África do Sul desconhecia-se por completo o que tinha acontecido a Rodriguez correndo a lenda que se teria suicidado durante um concerto.

 Em 1997 a filha mais velha de Rodriguez descobre, pela internet, o sucesso do pai na África do Sul (diz-se igual à de Bob Dylan e superior a Elvis Presley) e da busca, por alguns fãs sul-africanos, do rasto de Sixto Rodriguez.





Várias tounées pela África do Sul, o documentário e o reconhecimento nos Estados Unidos e um pouco por todo o lado, assim se resume o resto da história de Rodriguez. Para conhecer um pouco melhor segue em anexo a canção “Sugar Man”, tema de abertura do primeiro álbum “Cold Fact” de 1970 e que só depois da sua redescoberta tivemos o prazer de conhecer.



Rodriguez - Sugar Man

Sem comentários:

Enviar um comentário