segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Janis Joplin - Summertime

A revista "Vida Mundial" e a música popular


Janis Joplin faleceu em 4 de Outubro de 1970 com apenas 27 anos (uma semana depois de Jimi Hendrix, também com 27 anos).
Poucos meses antes, a 15 de Maio, a revista "Vida Mundial" nº 1614 publicava um pequeno artigo intitulado "A explosiva Janis Joplin", a legenda da fotografia dizia somente "JOPLIN - Um furacão".

Janis Joplin tinha sido dada a conhecer no Festival de Monterey, em 1967, e rapidamente teve o reconhecimento que a consagrou como "a mais negra das cantoras brancas". A crítica norte-americana recebeu-a bem e dizia: "Ela está a tomar de assalto o mundo dos músicos negros do Sul dos Estados Unidos" e BB King afirmava: "Janis Joplin tem a garra de uma negra".




Entre digressões, que incluíram uma tournée pela Europa, Janis Joplin gravou 2 LP com o grupo Big Brother & The Holding Company, respectivamente "Big Brother & The Holding Company" e "Cheap Thrills", a solo deixou ainda mais 2 LP "Kozmic Blues" e "Pearl", este último editado postumamente.

"O seu disco «Cheap Thrills» atingiu uma venda de 1 milhão de exemplares em menos de 3 meses" lê-se no artigo da "Vida Mundial" e nele constava o tema escolhido para hoje, o clássico "Summertime" na voz incrível de Janis Joplin.



Janis Joplin - Summertime

Sem comentários:

Enviar um comentário