sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Tim Buckley - Phantasmagoria in Two

Por vezes é assim, aparecem músicos completamente únicos e impossíveis de catalogar.

A wikipédia na dificuldade de classificar Tim Buckley, atribui-lhe os seguintes géneros: Folk, Rock Experimental, Jazz Rock, Funk, Rythm & Blues, Soul Music.
Por nós, dada a sua singularidade, está acima de qualquer classificação, era somente um construtor de canções único.
Compositor de rara qualidade, possuidor de uma voz ímpar, foi, ao longo de cerca de 10 anos (1966-1975), um “avant-garde” pouco conhecido. Faleceu prematuramente de overdose em 1975 com apenas 28 anos.

 Em 1967 Tim Buckley toca no clube “The Folklore Center” perante cerca 35 pessoas. O dono pede-lhe autorização para gravar o concerto. Nem um microfone presente, voz e viola directos para a fita, a única produção foi carregar no botão “Rec”. Em 2009 apareceu em CD “Tim Buckley - Live At The Folklore Center, NYC-March 6, 1967”, para os puristas do som será para esquecer, para os amantes de Tim Buckley uma oportunidade única de fechar os olhos e ouvir durante mais de uma hora o melhor de Tim Buckley, então com 21 anos, sem qualquer produção de estúdio. “I never asked to be your mountain”, “Phantasmagoria in two”, “Dolphins”, ”No man can find the war” ou “Carnival Song” só mais tarde gravadas em estúdio podem ser já aqui ouvidas em todo o seu fulgor.

Primeiro a versão de estúdio de “Phantasmagoria in two”.


 


Agora “Phantasmagoria in two” no “Folklore Center” e como diz um comentário no YouTube, “A ecouter seul en forêt, les yeux fermés, l'esprit envahi par les senteurs du printemps! Ô Délire.“. Uma pequena maravilha!



Tim Buckley - Phantasmagoria in Two

Sem comentários:

Enviar um comentário