sábado, 24 de dezembro de 2016

Duke Ellington - Satin Doll

A revista "Vida Mundial" e a música popular

De pianista de Ragtime, aos 17 anos, a chefe de Orquestra foram somente 8 anos. Depois foram 50 anos em que o génio de Duke Ellington compôs mais de um milhar de temas e o tornaram no maior compositor da história do Jazz.

Em 1969, quando a revista "Vida Mundial" publicou, no seu nº 1592 a 12 de Dezembro de 1969, um artigo sobre ele, Duke Ellington tinha 70 anos e andava em tournée pela Europa. Nesse artigo dizia-se:
"O importante em Duke Ellington é a renovação permanente do seu trabalho, sem perder de vista a origem negra da sua mensagem, pois, segundo ele diz, «a minha música é o canto vivo da minha raça e eu não sou mais do que um embaixador do seu povo»."






Na renovação permanente da sua música teve um percurso que passou pelo Ragtime, Jungle, Mood, Swing, Suites, Sacred Music, ou melhor dizendo simplesmente Jazz, eis então o grande Duke Ellington aqui lembrado neste Regresso ao Passado pela primeira vez.

Miles Davis disse:
"Penso que todos os músicos de jazz deveriam reunir-se num certo dia do ano e ajoelhar-se juntos para prestar homenagem a Duke" (em "Os Grandes Criadores de Jazz").

Celebremos Duke Ellington! Do álbum "70th Birthday Concert" gravado ao vivo em Inglaterra em Novembro de 1969 e editado no ano seguinte vamos buscar o belo tema "Satin Doll".



Duke Ellington - Satin Doll

Sem comentários:

Enviar um comentário