quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

José Afonso - Natal dos Simples

A revista "Vida Mundial" e a música popular


Num número em que a "Vida Mundial" tinha como capa Jannis Xenakis sob o tema de "Música de Vanguarda" e a quem dedicava um artigo de 6 páginas, espaço ainda para uma pequena caixa onde se destacava o último álbum de José Afonso.

Estávamos a 11 de Abril de 1969, era o nº 1557 da revista e José Afonso tinha editado em Dezembro do ano anterior o seu 2º LP de nome "Cantares do Andarilho".

José Afonso (1929-1987) era à época um nome ainda relativamente pouco conhecido do público português. Isto apesar do 1º álbum de 1964 e de mais 4 EP já editados. Era claramente mais conhecido entre a juventude e particularmente no meio estudantil universitário. O pequeno texto da "Vida Mundial" assim o testemunhava:
"Zeca Afonso, o dr. José Afonso, é um dos nomes grandes no panorama da canção portuguesa, apesar de ainda, e infelizmente, desconhecido do grande público."





O artigo transcrevia ainda as notas da contra-capa escritas por Urbano Tavares Rodrigues e que já tivemos oportunidade de divulgar em Regresso ao Passado anterior.

Recordamos mais um tema de "Cantares do Andarilho", em período natalício a escolha vai para "Natal dos Simples".



José Afonso - Natal dos Simples

Sem comentários:

Enviar um comentário