domingo, 18 de dezembro de 2016

The Nice - Hang on to a dream

The Nice foi a designação de um dos melhores grupos dos anos 60 e um dos primeiros a desenvolver um estilo que mais tarde se designaria por Rock Progressivo.

Do quarteto destacar-se-ia no piano, pela sua formação clássica, Keith Emerson (mais conhecido nos futuramente famosos Emerson, Lake & Palmer). No curto período de duração do grupo (1967 a 1970) gravaram 4 álbuns repletos de influências Clássicas (Leonard Bernstein, Sibelius, Bach, Rachmaninoff, Tchaikovsky) e de Jazz (Dave Brubeck, Charles Lloyd) também.

A selecção para hoje vai, no entanto, para algo distante destas influências, vai para a versão de um tema de Tim Hardin, esse “Folk Singer”, ignorado e esquecido e prematuramente desaparecido.Trata-se da belíssima canção “Hang On To A Dream” por ele composta em 1966.
A versão original pode ser lembrada no seguinte vídeo do YouTube.




Tendo o original passado quase despercebido, foram  The Nice a dar-lhe alguma notoriedade, existindo pelos menos 2 versões. Uma primeira do 3º álbum de nome “Nice” de 1969 gravada em estúdio e uma outra ao vivo no “Fillmore East” no álbum póstumo “Elegy” de 1971 com quase 13 minutos e complexidade acrescida. Em virtude da duração fica a escolha na gravação de estúdio.

Da simplicidade do original de Tim Hardin, para a complexidade e virtuosismo de Keith Emerson e restantes The Nice.



The Nice - Hang on to a dream

Sem comentários:

Enviar um comentário