Sandy Denny em 1966 |
“Sandy Denny foi a maior cantora britânica da sua geração” afirmou um dia Richard Thompson, companheiro de Sandy nos Fairport Convention. E é somente a cantora/compositora de música popular dos últimos 50 anos, nossa preferida. Faleceu com apenas 31 anos, deixou uma impressionante discografia que é importante recuperar.
Para além da carreira a solo e 4 excelentes álbuns, passou por, e gravou com, diversos grupos a saber: Alex Campbell & Friends
Sandy & Johnny
The Strawbs
Fairport Convention
The Bunch
Fotheringay
Colaborou ainda em gravações a solo de Ian Matthews e Richard Thompson (ex-companheiros nos Fairport Convention) e foi a única voz convidada a gravar em estúdio com os Led Zeppelin, é dela a voz em “The Battle of Evermore” do álbum “Led Zeppelin IV”.
As primeiras gravações de Sandy Denny datam de 1967 nos discos “Alex Campbell & Friends” e “Sandy & Johnny” e são discos fortemente influenciados pelo folk americano (Bob Dylan, Tom Paxton e Jackson C. Frank, este último com quem teve ligação amorosa). Ao que parece gravações pouco queridas pela própria Sandy, mas onde já se denunciam todas as suas potencialidades vocais. Anteriores a 1967 existem gravações caseiras (demos) e outras ao vivo entretanto recuperadas. De entre elas, todas, obviamente, muito pouco conhecidas, sobressai o tradicional “Fhir A Bhata (The Boatman)” de 1966 (que grande voz então despontava!), tinha somente 19 anos, surpreendente.
As gravações de 1967, não contêm ainda originais de Sandy Denny, são pouco produzidas e assentam em baladas do folk tradicional. A nossa primeira escolha vai para “You Never Wanted Me” de Jackson C. Frank do álbum “Alex Campbell & Friends”
Sandy Denny - You Never Wanted Me
Sem comentários:
Enviar um comentário