quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Ten Years After - Love Like A Man

Alvin Lee (1944-2013) foi um virtuoso guitarrista que liderou a banda de Blues-Rock Ten Years After, particularmente produtiva no final dos nos 60, início dos anos 70, do século passado.

A segunda metade dos anos 60 foi profícua no surgimento de grupos de Rock, tendo muitos deles, na sua génese, forte influência dos Blues. Os Ten Years After foram um deles.
Apesar de se terem formado em 1967, em Portugal só viriam a ter algum reconhecimento já na década de 70 com álbuns como: "A Space in Time", "Rock & Roll Music to the World" e ainda "Positive Vibrations". No entanto a sua fase mais interessante reside na década anterior onde a presença e fusão com os Blues era mais nítida.
O primeiro contacto que tive com a banda foi com o excelente álbum "Ssssh" de 1969. Em 1970, publicam ainda um interessante e popular álbum de nome "Cricklewood Green" onde se destacava o tema "Love Like a Man". O tema, de composição muito simples, tinha um riff poderoso e acessível de trautear, associado a uma letra igualmente simples e de fácil memorização, "Love like a man, love all you can …".

No liceu, aos mais interessados por estas músicas, o tema não passou despercebido, e felizes, imitávamos e cantarolávamos, o refrão do guitarrista Alvin Lee. Na primeira deslocação ao Porto em vão procurei este disco, para minha infelicidade nenhuma discoteca conhecia os Ten Years After e o seu “Love Like a Man” (devo ter procurado demasiado cedo pois "Love Like a Man" foi cá editado em Single). E a baixa do Porto tinha, que eu me lembre, pelo menos 8 discotecas, a Valentim de Carvalho, a Santo António, a Melodia, a Casa Figueiredo, a Electro-Visão, etc.

Alvin Lee, talvez o guitarrista mais virtuoso a seguir a Jimi Hendrix, era então considerado o mais rápido guitarrista e, com os seus Ten Years After, teria o seu ponto alto em 1969 no festival de Woodstock.
Não passados 10 anos, mas sim 25 (em 1983),  “Love Like a Man” como se ainda estivéssemos nos anos 60.


 


Segue a versão original de estúdio. É bom recordar “Love Like a Man”…



Ten Years After - Love Like A Man

Sem comentários:

Enviar um comentário