terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Elvin Jones - Reza

A revista "Vida Mundial" e a música popular

A "Vida Mundial", enquanto revista. existiu entre os anos de 1967 e 1979 (teve início em 1939 no formato de jornal). A revista, de edição semanal, era presença em casa dos meus pais, tendo sobrevivido bastantes nºs de 1967 a 1973 os quais ainda guardo. Pese a censura, a "Vida Mundial" constituiu uma lufada de ar fresco na imprensa de então tratando sobretudo de assuntos de política nacional e internacional. Também a cultura tinha presença garantida.

Já foram diversas as referências que fizemos a alguns nºs da "Vida Mundial" onde, de alguma forma, se fazia referência à música popular que então transbordava fronteiras e era ouvida um pouco por todo o lado.

Altura para, de uma forma um pouco mais completa, recordarmos textos que também me ajudaram a tomar contacto com algumas propostas então divulgadas, do Rock ao Jazz, à música popular portuguesa.

Começamos pelo nº 1503 de 29 de Março de 1968 e um artigo de Jazz sobre Elvin Jones intitulado "Uma Bateria Diferente".




Elvin Jones (1927-2004) foi um baterista de Jazz, "indiscutivelmente o maior baterista dos anos 60" citando o artigo.
É efectivamente na década de 60 que Elvin Jones se vai dar a conhecer a um público maior, nomeadamente na passagem pelo famoso quarteto de John Coltrane entre 1960 e 1966.
Conforme o texto, Elvin Jones refere-se àquele período de colaboração e aprendizagem com John Coltrane: "Tenho a noção nítida do que uma criança sentiria se tivesse férias ilimitadas na escola."

É em formato de trio que Elvin Jones grava em 1968 o álbum "Puttin' It Together", referindo-se este artigo ao trio da seguinte forma:
"Jones parece ter encontrado um máximo de efeitos mágicos num trio. Joe Farrel, saxofone-tenor, ágil e vibrante, tem uma estranha maneira de se embrenhar na essência das melodias; e o contrabaixo Jimmy Garrison, ataca as cordas de forma requintada, com interrupções duplas e triplas, ou fá-las cantar, com a clareza e a maviosidade duma guitarra espanhola. Todos três executam as suas complexas improvisações no mais elevado estilo."

A este álbum vamos buscar o tema "Reza", um belíssima canção da Bossa Nova, original de Edu Lobo.



Elvin Jones - Reza

Sem comentários:

Enviar um comentário