quarta-feira, 1 de junho de 2016

Mário Simões e seu Conjunto - Peixinho do mar


“Peixinhos do Mar” é uma canção tradicional brasileira que me está na memória desde sempre.

É, ao que consegui apurar, de domínio público e a sua versão mais popular terá sido a recuperada pelo brasileiro Tavinho Moura. A primeira versão identificada que conhecia era do grande Milton Nascimento, decorria o ano de 1980, e fazia parte do álbum “Sentinela”; com arranjos, adaptação e participação do próprio Tavinho Moura, “Peixinhos do Mar” - cantiga de marujada – era então perfeitamente interpretada por Milton Nascimento.

No video seguinte uma interpretação mais recente de “Peixinhos do Mar” também por Milton Nascimento.





Há já algum tempo descobri uma outra versão, esta, portuguesa e bem mais antiga. Seria a interpretação que preenchia a minha memória até 1980? É essa que agora recupero. Mário Simões e o seu Conjunto, Mário Simões e seu Quarteto ou ainda Quarteto de Mário Simões são as designações que tiveram as várias formações lideradas por Mário Simões, figura, já aqui recordada, marcante da nossa música ligeira dos anos 50 e 60 e a merecer, no futuro, novos destaques nestas nossas viagens ao passado.

Para já fiquemos com, agora, “Peixinho do Mar”. Gravação “His Master’s Voice” feita em Inglaterra com data incerta, provavelmente 1954, em 78 rpm, por Mário Simões e o seu Conjunto (canto por Jaime Nascimento guitarrista do conjunto, também a valer futuras recuperações), em estilo Baião (Canção obtida no site musicasdosanos60.blogspot.pt).



Mário Simões e seu Conjunto - Peixinho do Mar

Sem comentários:

Enviar um comentário