sexta-feira, 24 de junho de 2016

Blitz nº 86 de 24 de Junho de 1986

Jornal "Blitz"

A capa do nº 86 do jornal Blitz que saiu há 30 anos tinha na capa a fotografia mais conhecida de Jim Morrison (na realidade parte da fotografia em que Jim Morrison está de tronco nu e braços abertos).





- Fofoquices de Ok! sem interesse preenchem a página 2.
- Pequenas notícias ocupam a página 3: A digressão em favor da Amnistia Internacional de que fizeram parte entre outrso, os U2, Lou Reed, Peter Gabriel Sting, Bob Dylan, Joan Baez, Brian Adams e Jackson Brown; Os Xutos e Pontapés vão assinar pela Polygram; os desconhecidos Woodentops vêm tocar ao Rock Rendez-Vous.
- Página 4 para os UHF, nova formação novo espectáculo: "UHF on the road"
- Página 5 com anúncio único da "Dansa do Som", a grande discoteca do país em venda postal. LP entre os 850$00 e 1250$00 (4,25€ e 6,25€).
- "Bonnie Tyler - rock no feminino" ó título do artigo na página 6. Elogios à carreira da cantora galesa noticiando-se o novo LP "Secret Dreams and Forbidden Fire"
- Página 7 com "Busca no Sótão" recorda a via e obra dos The Doors e do seu líder Jim Morrison, continuava bem viva a lenda de Jim Morrison.
- Página 8 tem "Doces Agressões", são as iniciativas de convívio de estudantes de várias faculdades de Lisboa, numa delas um vídeo dos Joy Division gravado em Bruxelas em 16 de Outubro de 1979.
- Na Página 9 dá-se a conhecer um desconhecido Andrew Poppy com um uci álbum editado e de passagem por Lisboa para ceder uma faixa do disco para o filme português "Uma Rapariga no Verão".
- Páginas centrais para o duplo álbum colectânea "Divergências", edição da editora Ama Romanta da música moderna portuguesa que então era feita e pouco divulgada. Mler If Dada, João Peste, Pop Dell'Arte, Croix Sainte, Bye Bye Lolita Girl, Essa Entente são alguns que fazem parte desta duplo LP.
- Página 12 dá-se a conhecer a biografia oficial de um grupo novo do País de Gales, os Kooga, tinham um LP de nome "Across the Water".
- Página 13 totalmente ocupada com os habituais "Pregões e Declarações".
- Página 14 dedicada à moda sem qualquer interesse.
- O Cardápio na página 15 anuncia Carla Bley e Egberto Gismonti para o Coliseu de Lisboa na noite de 30.
- Numa altura em que se fizeram dos melhores clip musicais, sob o título "O manifesto surrealista", na página 16, fala-se do clip de Peter Gabriel "Sledgehammer".
- Página 17, em "Este Mundo e o Outro" destaque para dois discos, de Philip Glass, "Songs From Liquid Days" e de Ryuichi Sakamoto, "Field Work".
- As listas dos Top ocupam as páginas 18 e 19, nos LP, em Portual o 1º lugar ia para "Bem Bom" de Gal Costa" nos EUA era o álbum homónimo de Whitney Houston e na Grã-Bretanha o LP "A Kind of Magic" dos Queen. O mais interessante andava na lista de Independentes, por exemplo "Victorialand" dos Cocteau Twins e "Hatefull of Hollow" dos Smiths estavam entre os dez primeiros.
- Finalmente a página 20 sob o título "Aí vai (Vroum! Vroum!) esse chiante aerodinâmico roquenrol kôr de karamelo e frutas" dá-se a conhecer Tom Wolfe jornalista americano "com um gosto especial pela cultura Pop".


Sem comentários:

Enviar um comentário