terça-feira, 28 de junho de 2016

Jethro Tull - Stand Up

Os 15 melhores álbuns de 1969 segundo o programa de rádio "Em Órbita"

"Stand Up" é o 2º LP do grupo britânico Jethro Tull. Marca a identificação do som Jethro Tull com um estilo mais progressivo, em detrimento da maior influência do Blues do primeiro álbum.
A saída de Mick Abrahams, para formar os Blowyn Pig, e a sua substituição por Martin Barre, que se vai manter por 43 anos, permitiram a consolidação da sonoridade Jethro Tull e a assunção do projecto Jethro Tull por Ian Anderson.
"Stand Up" foi todo escrito por Ian Anderson, as influência do Blues ainda se faziam sentir, mas outros horizontes se abriam, influências clássicas, aproximação ao Folk podem-se detectar num dos álbuns dos Jethro Tull a que é mais agradável de voltar.






Eis a apreciação do programar "Em Órbita" ao considerar "Stand Up" o 10º melhor álbum de 1969:
"Músicos de formação facilmente identificável,  únicos porta-vozes em Inglaterra de um género de música abandonado em benefício de experimentalismos de méritos tantas vezes discutíveis, Jethro Tull são, no entanto, autênticos músicos de vanguarda.
Explorando, com inteligência, uma origem musical que é um filão inesgotável, os Jethro Tull conseguem apresentar, através de subtis pormenores de interpretação e orquestração, um figurino sempre original para um tipo de música com muitos frutos ainda para dar."

É deste álbum a primeira música que provavelmente conheci dos Jethro Tull, "Bourée", a adaptação do clássico de J. S. Bach e hoje um clássico também dos Jethro Tull.

Para recordação, a faixa de abertura A New Day Yesterday" uma remanescência do anterior "This Was".



Jethro Tull - A New Day Yesterday

Sem comentários:

Enviar um comentário