terça-feira, 7 de junho de 2016

The Byrds - Old Blue

As 15 melhores canções de 1969 segundo o programa de rádio "Em Órbita"

De retorno ao programa de rádio "Em Órbita". Tornaram-se famosas as listas classificativas dos melhores álbuns e melhores canções que durante alguns anos o programa realizou. Numa exigência de qualidade e inovação que era apanágio dos autores do programa, destacavam-se da mediania ou mesmo pobreza de maior parte da programação radiofónica de então.
Para algumas publicações da imprensa escrita o fenómeno, que "Em Órbita" foi, não passou despercebido e assim, aqui e acolá, é possível encontrar algum texto a fazer referência ao programa. Por exemplo na revista "Vida Mundial" nº 1560 de 2/5/1969 encontrava-se na rubrica "Rádio" o seguinte texto:
"«Em órbita» embarcou na nave cósmica do êxito e transmite dos espaços siderais, com repetições de eco que se perdem no infinito, os últimos sucessos dos Beatles, de Donovan e de outros. E faz critica, fiscalização minuciosa ao que é verdadeiramente mau. Aberta ao que em educação musical da canção moderna tem realmente valor e significado e às inovações que uma exigência rigorosa possa ir certamente justificando, «Em órbita» é de facto uma excepção no panorama radiofónico nacional. Rádio funcional, sendo simultaneamente um processo de assimilação de formas sócio-culturais, «Em órbita», é uma espécie de canção de protesto e um conceito que vai abrindo caminho e está contido numa única palavra — seriedade."


Já passámos pelas listas dos anos de 1967 e 1968, vamos para as classificações de 1969 e começamos pelas melhores canções do ano.

Depois de já terem marcado presença nas listas dos anos de 67 e 68 vamos encontrar os californianos The Byrds no 15º lugar. Tinham lugar cativo nas preferências musicais do programa.





Pioneiros do Folk-Rock, The Byrds vão no ano de 1969 já no sétimo álbum que dava pelo nome de "Dr. Birds & Mr. Hyde" e é de lá que "Em Órbita" vai escolher o tema tradicional "Old Blue". Num disco mais virado, à semelhança do anterior "Sweetheart of the Rodeo", para o Country-Rock, The Byrds da formação original só tinha Roger McGuinn, David Crosby já tinha partido para nos encantar nos Crosby, Stills & Nash.

Não sendo o melhor disco dos The Byrds, "Em Órbita" escolhe "Old Blue", que agora recuperamos, para a 15ª posição.



The Byrds - Old Blue

Sem comentários:

Enviar um comentário