quarta-feira, 8 de junho de 2016

Creedence Clearwater Revival - Proud Mary

As 15 melhores canções de 1969 segundo o programa de rádio "Em Órbita"

Numa época em que o que de melhor se fazia na área da música popular de expressão anglo-saxónica era praticamente desconhecida em Portugal, um programa de rádio veio alterar esta realidade, foi o programa "Em Órbita" que teve o seu início a 1 de Abril de 1965.

Era então muito novo, com regularidade comecei a ouvir o "Em Órbita" no final da década, talvez por indicação de algum colega mais velho que ouvisse o programa ou a chamada de atenção de algum artigo da imprensa escrita como o seguinte pequeno texto da revista "Vida Mundial" nº 1561 de 9/5/1969 da rubrica Rádio:
"«Em Órbita» (R. C. P.) — Programa estruturado, que desde o primeiro instante abdicou de qualquer espécie de improvisação, traçando, através de um estilo até aí desconhecido na nossa rádio e depois muito imitado, um vasto panorama da moderna música anglo-saxã. Programa que no seu dinamismo e na sua densidade definiu e esclareceu o próprio movimento da canção actual, sobretudo da música que procura apreender as contradições do nosso tempo e a imagem real dos jovens. 
 Classificação:*** 

 Pouco ou sem interesse: * Com interesse: ** Com muito interesse: ***"


E continuando na recordação das melhores canções do anos, seguimos com a classificada em 14º lugar, nada mais nada menos que o grande êxito que foi "Proud Mary" e fazia parte do segundo álbum "Bayou Country" do grupo americano de Rock Creedence Clearwater Revival.




Num ano de elevada produção dos CCR, nada mais que 3 LP: "Bayou Country", Green River" e "Willy and the Poor Boys" é a canção "Proud Mary" que o "Em Órbita" iria destacar e classificar na 14º posição.



Creedence Clearwater Revival - Proud Mary

Sem comentários:

Enviar um comentário