quarta-feira, 15 de junho de 2016

Procol Harum - A Salty Dog

As 15 melhores canções de 1969 segundo o programa de rádio "Em Órbita"


"Não chega. Não basta ter uma boa ideia. Não basta ser um bom rapaz. Não chegam os Quakers, nem os Adventistas do Sétimo Dia. Rubricas como «Que Quer Ouvir», «Quando o Telefone Toca», «Cartas a Ninguém», «Uma Vedeta na Noite», «Grande Feira do Disco», «Vozes que São Êxito», etc., são o papel químico umas das outras, repetindo a mesma mediocridade, a mesma inutilidade e idêntica sensaboria. Nada as destaca, nada as distingue, constituem, apenas, uma forma de preencher tempo, a mesma colecta de publicidade.
Se «Radiorama», «Em órbita», «Página Um», «Impacto» e toda a programação da 2.a estação da E. N. se distinguem e merecem os argumentos de uma crítica honesta e justa, todas aquelas e muitas outras rubricas podem ficar sob a tutela do mais completo esquecimento. São ridículas de mais para que possam constituir motivo de qualquer julgamento. No entanto, como a atracção exercida por tudo quanto é mau, se torna dia a dia mais perniciosa, seria interessante um estudo sobre os propósitos reais de tais rubricas, sobre a sua desmesurada inconsciência ou as suas intenções pouco claras. Seria curioso saber como e porquê tais rubricas são possíveis e porque motivo resistem e fecundem tão prodigamente. Seria óptimo saber quais as intenções que movem os responsáveis de tais rubricas, e indagar porque as defendem eles com unhas e dentes. Talvez fosse este o modo de se chegar a outras e proveitosas conclusões, sobretudo, às de carácter cultural, social e pedagógico. Sim, porque não acreditamos não ser deliberada a prioridade radiofónica dada a tais absurdos, assim como não acreditamos que outros não vejam e reconheçam a inutilidade de tais emissões. Um propósito existe. Qual?" na rubrica RÁDIO da revista "Vida Mundial" nº 1575 de 15-08-1969.

Mais um texto a dar-nos uma ideia do estado em que se encontrava a rádio portuguesa no ano de 1969.
Felizmente tínhamos o "Em Órbita" a fazer a diferença, toda a diferença. Aqui conseguíamos ouvir o que dificilmente se poderia ouvir noutros programas.
Recordo-me bem de ouvir uma das canções que me marcou para sempre e que o "Em Órbita" vai considerar a 7ª melhor do ano, era "Salty Dog" dos bem queridos Procol Harum.





"A Salty Dog" é o melhor que os Procol Harum produziram e uma das minhas preferidas de sempre. "A Salty Dog" é a composição perfeita, superiormente interpretada por Gary Brooker com arranjos de orquestra grandiosos e está entre o melhor que conhecemos da música popular.

Contra a mediocridade, a inutilidade a sensaboria da generalidade do que então nos era dado ouvir, segue "A Salty Dog", para recordar sempre!



Procol Harum - A Salty Dog

Sem comentários:

Enviar um comentário