sábado, 11 de junho de 2016

Neil Young - The Loner

As 15 melhores canções de 1969 segundo o programa de rádio "Em Órbita"

O período de 1 de Abril de 1965 e 31 de Maio de 1971, a primeira série do programa "Em Órbita", transformaram o programa numa lenda da melhor rádio então feita em Portugal. Quem queria estar a par do que melhor se fazia na música popular de expressão anglo-saxónica era sintonizar o Rádio Clube Português em FM (Frequência Modulada - na época pouco acessível pois nem todos os rádios tinham esta opção) e ouvir a selecção criteriosa e intransigente que o programa, que tinha em Paulo Gil o seu principal autor, fazia.
A novidade estava não só na qualidade musical, não indo ao encontro do gosto fácil da maioria do público, mas sim ao gosto e preferências dos seus autores, mas também na forma de apresentação do programa, longe da proximidade, intimidade que a maior parte dos locutores procurava ter junto das massas, antes sóbria e esclarecedora.

Lembro-me de alguma ansiedade na espera de saber quais os melhores discos que o "Em Órbita" elegia, iriam de encontro à nossa previsão? será Simon and Garfunkel ou Donovan na melhor canção? e o melhor LP será para os The Moody Blues ou Leonard Cohen?

No ano de 1969, continuando a recordação das melhores canções do ano escolhidas pelo "Em Órbita", vamos para a 11ª posição.





Pese as canções que já tinha escrito nos tempos dos Buffalo Springfield, Neil Young era, então, um ainda ilustre desconhecido e edita em 1969  o primeiro homónimo disco, "Neil Young".
Hoje, um clássico de Neil Young e do Folk-Rock, "The Loner", a canção saída desse LP é também o primeiro Single de Neil Young e vai ser a escolha para a 11ª melhor canção do ano.



Neil Young - The Loner

Sem comentários:

Enviar um comentário