quinta-feira, 2 de junho de 2016

Conjunto Renato Silva - Macala

De Moçambique dos anos 60 já fizemos várias evocações: Conjunto de Oliveira Muge (Conjunto português radicado em Moçambique), Night Stars, Os Inflexos, Os Impacto.

À semelhança de muitos outros conjuntos a designação incluía o nome do seu mentor, neste caso Renato Silva responsável pelo piano.
Chegou então a vez de recordarmos o Conjunto Renato Silva ao que parece um dos conjuntos mais famosos da década de 60 em Moçambique e que então abrilhantava os salões de baile. O tema escolhido é de um EP do início da década de 60 e contêm quatro interessantes músicas inspiradas no folclore moçambicano.





Na contra-capa do EP lia-se:
“Indiscutivelmente que este Conjunto é um dos melhores de Moçambique fazendo uma constante actualização das novas formas em voga. Para estas gravações o Conjunto Renato Silva fugiu ao reportório mundial procurando falar um pouco de Moçambique, utilizando um nada os ritmos que nascem nas populações nativas no seu contacto com a cidade, mas que mantém toda a virilidade da África misteriosa.”


 Mais uma evidência ´da música de fusão por alguns conjuntos portugueses praticada e que mais tarde se haveria de designar por “World Music”. A preferência vai para a bonita “Macala”.



Conjunto Renato Silva - Macala

Sem comentários:

Enviar um comentário