Os 15 melhores álbuns de 1969 segundo o programa de rádio "Em Órbita"
Um caso sério no panorama musical de 1969 foi o aparecimento dos Chicago Transit Authority, posteriormente somente Chicago. Um septeto de músicos que em três anos nos iriam surpreender com uma criatividade incomum ao gravarem 3 duplos álbuns de qualidade inegável, o que não era nada vulgar.
Explorando áreas que, não sendo propriamente originais, os Blood, Sweat and Tears terão sido dos primeiros, abriam novos caminhos para a música popular, os Chicago constituíram-se, no género fusão Jazz Rock, das propostas mais interessantes de então.
Logo no primeiro registo, o duplo homónimo "Chicago Transit Authority" revelavam uma frescura contagiante a que ninguém fica indiferente. Ainda hoje se ouve com todo o agrado. Numa mistura original de Rock, por vezes próximo do chamado Hard-Rock, e forte influência jazzística com destaque para a utilização dos metais, os Chicago revelavam simultaneamente um som audacioso e simples, ouça-se "Does Anybody Really Know What Time It Is?".
"Em Órbita" escolhe "Chicago Transit Authority" para o 12º melhor álbum do ano de 1969 e considerava os Chicago assim:
"Um grupo de personalidades possuídas duma sólida intuição musical e dum sentido exacto do bom gosto estético, que nos deram quer em originais quer em recriações, alguma da música mais intensamente vivida e praticada em 1969.
A Chicago Transit Authority - afirmação convicta de músicos em plenitude."
Ficamos com o início, ficamos com "Introduction" a primeira faixa:
Chicago - Introduction
Sem comentários:
Enviar um comentário