domingo, 12 de junho de 2016

Fairport Convention - Genesis Hall

As 15 melhores canções de 1969 segundo o programa de rádio "Em Órbita"

Nunca é demais referir a importância que o programa de rádio "Em Órbita" teve, na segunda metade dos anos 60, na divulgação contracorrente da melhor música popular de origem anglo-americana. Na realidade, o panorama da programação radiofónica era fraca, muito fraca remetendo-se, geralmente, para a passagem da chamada música ligeira francesa, italiana e portuguesa.

Num pequeno texto na rubrica RÁDIO da revista "Vida Mundial" nº 1568 de 27/6/1969 podia-se ler a seguinte crítica:
"Teima-se no velho «slogan» de música portuguesa. Mas, afinal, que música portuguesa? Aquela escrita musical sem verdade, com frases «palmadas» aqui e ali, feita por mistificadores que confundem música com «fungagá»? Que música? As cantigas do Calvário, da Madalena, da Maria Pereira, da Simone, do Artur Garcia? A pornografia na voz de um certo Tony de Matos? Ou a tradicional romaria, de nuances folclóricas, nos gritinhos de vidros partidos de uma certa Tonicha?
Quando será desvendado o segredo do que se entende (ou entendem determinadas pessoas), por música portuguesa?
Porque não se dá acesso aos que cantam boa música, sem curarem de saber se é portuguesa? é que acontece muitas vezes esta coisa simples: trata-se, realmente, de verdadeira mú­sica de raiz portuguesa. E não é sádica, peganhosa, trágica, onírica, piegas.
Por vezes surge, não se sabe como (e convém a muitos que não surja) um grupo jovem. E fica-se desde logo com uma certeza, depois da sua primeira intervenção, é de longe melhor que os consagrados pelo disco, pela rádio, pela TV."


O "Em Órbita" era o oposto do criticado, era irreverente, inovador, intransigente na qualidade musical. Prova, as classificações elaboradas pelo programa que agora estamos a recordar.





O 10º lugar na lista das melhores canções de 1969 encontramos "Genesis Hall" dos então desconhecidos Fairport Convention.
Depois de um primeiro LP editado em 1968, os Fairport Convention marcam definitivamente o ano de 1969 com 3 álbuns únicos definidores do melhor Folk-Rock. Do álbum "Unhalfbricking", "Em Órbita" vai buscar "Genesis Hall". Um tema de Richard Thompson, com uma interpretação soberba de Sandy Denny e uma excelente execução dos Fairport Convention.



Fairport Convention - Genesis Hall

Sem comentários:

Enviar um comentário