quarta-feira, 29 de junho de 2016

Neil Young - Neil Young

Os 15 melhores álbuns de 1969 segundo o programa de rádio "Em Órbita"


"Uma figura que ficará para sempre associada a alguns dos melhores momentos do "Em Órbita"-1969. Um álbum único:
Dele se liberta o encanto de temas simples que se entendem como resultado de uma inspiração que acontece.", eram estas as palavras  que o "Em Órbita" atribuía a Neil Young e ao seu álbum inicial, o 9º melhor do ano de 1969 de acordo com o programa de rádio.






Eis então justificada nova passagem pelo primeiro registo a solo de Neil Young. "Neil Young" foi editado pela primeira vez em finais de 1968, mas a insatisfação de Neil Young com a qualidade do som (exigência que ainda hoje mantém) leva a que em 1969 o disco tenha nova mistura e seja reeditado.

Seria o primeiro disco de um longo e ímpar percurso, que ainda hoje mantém, sendo um dos mais bem sucedidos "sobreviventes" dos anos 60.

Lembro-me de ter o disco, em vinil, nas mãos conjuntamente com "Saint Dominic's Preview" (1972) do Van Morrison e ter de decidir qual deles comprar. Difícil a escolha, o meu pai inclinou-se para Van Morrison, foi este que se comprou. Já em formato CD acabei, tardiamente, por adquirir este "Neil Young".

Pese toda a polémica que se gerou quanto à qualidade da gravação mesmo depois da reedição, "Neil Young" é um belo primeiro álbum a que é bom retornar. Lembramos "Here We Are In The Years" que de acordo com ""Neil Young - A história definitiva da sua carreira musical", "...permanece ainda hoje uma das canções mais admiráveis do álbum."



Neil Young - Here We Are In The Years

Sem comentários:

Enviar um comentário