terça-feira, 14 de junho de 2016

Led Zeppelin - Whole Lotta Love

As 15 melhores canções de 1969 segundo o programa de rádio "Em Órbita"


Uma rádio diferente, era o "Em Órbita"!
Para quem não viveu os anos 60 não é fácil de imaginar o que era a programação de rádio naquela época e a importância que programas como o "Em Órbita" tiveram na alteração do panorama da difusão musical então ocorrido.
Em depoimento a Luís Pinheiro de Almeida, para o jornal "Blitz" nº 22 de 2 de Abril de 1985, Jorge Gil, um dos autores do programa, afirmava:
"Era uma época em que se desconhecia, por completo, o que estava acontecendo em matéria de música popular em países como a Inglaterra e os Estados Unidos, e em que prevalecia a divulgação de subprodutos saídos das editoras espanholas, italianas e francesas, reveladoras do mais completo conformismo face ao gosto dominante do grande público.
O contacto com a música anglo-americana foi, nesses anos, uma espécie da catapulta não apenas para a formação de um novo tipo de «gosto» e de «prazer» , mas também por via das interrogações que ela suscitava, veio provocar uma tomada de consciência face  aos problemas do nosso país, designadamente os enfrentados pelos jovens como a guerra colonial".


Anualmente, o "Em Órbita" procedia à elaboração das listas das melhores canções e álbuns, referente ao ano de 1969, nas melhores canções vamos encontrar em 8º lugar aquela que tornou os Led Zeppelin num dos grupos mais populares e queridos da juventude de então, "Whole Lotta Love".




"Whole Lotta Love", mais tarde, foi identificada como tendo origem na canção "You Need Love" de Willie Dixon na interpretação de Muddy Waters de 1962, mas mais evidente na versão, de 1966, da mesma canção, pelos Small Faces.
"Whole Lotta Love" é bem representativo da qualidade e simultaneamente do êxito comercial que a música Pop-Rock então alcançava. O 8º lugar das melhores canções do ano de 1969 era ocupado por "Whole Lotta a Love".



Led Zeppelin - Whole Lotta Love

Sem comentários:

Enviar um comentário