sexta-feira, 31 de julho de 2015

Yes - Survival

Uma das minhas primeiras preferências entre os grupos de Progressive-Rock foi para os britânicos Yes que desde muito cedo me impressionaram pela sonoridade muito própria que então evidenciavam. Temas extensos com uma textura musical complexa acrescida de uma vocalização, muito peculiar e inconfundível de Jon Anderson, em registos agudos mas sem falsete, imprimiam uma originalidade na música dos Yes que se manteve particularmente criativa até 1974.

Constituídos em 1968 por Jon Anderson (voz), Peter Banks (guitarra), Chris Squire (1948-2015) (baixo), Tony Kaye (teclados) e Bill Bruford (bateria) rapidamente se salientaram pela competência técnica que demonstravam, em 1969 gravam o primeiro álbum "Yes".


Um álbum que ainda hoje se ouve com agrado. O disco manifestava características sonoras (como em "Beyond and Before") que iriam ser desenvolvidas em discos posteriores, aproximações à música Folk e Clássica e ainda versões sofisticadas de músicas dos The Byrds e The Beatles ("Every Little Thing" e "I See You" respectivamente). "Survival", o tema que segue para audição, revela uma miscelânea de sons que vão do Jazz, ao Folk e ao Psicadélico então em voga, uma boa introdução ao som dos Yes.



Yes - Survival

Sem comentários:

Enviar um comentário