terça-feira, 21 de julho de 2015

Walter Behrend e o seu Conjunto - Petite Fleur

Já recordámos “Petite Fleur” na interpretação de Bert Weedon. Desconhecia qualquer versão portuguesa para "Petite Fleur". Até que, de recuo, em recuo, à procura dos primeiros sons pop-rock feitos em Portugal, acabei por descobrir a dita versão, foi no ano de 1960.

Já referi o EP “Os Caloiros da Canção” de 1960, gravado a meias pelo Daniel Bacelar e Os Conchas, como o primeiro disco de Rock'n’roll português. Também já fiz eco da prensagem de 2 Singles em 1959 pelo Joaquim Costa, o Elvis de Campolide, com as canções “Rip It Up” e “Tutti Frutti”. Continuando a recuar já descobrimos Shegundo Galarza & Seu Conjunto e o tema “Rock And Roll - Ritmo Sobre Teclas” de 1956 e ainda o Conjunto Jorge Machado e o seu “Rock'N'Roll Rag “ também de 1956.
Outras referências obrigatórias são Pedro Osório e o Seu Conjunto (1958-Porto) e também, pese não ter deixado nenhum registo gravado, os Babies de José Cid formados em 1957 em Coimbra. Uma pesquisa mais cuidada e aparecem outras referências primordiais da nova música em Portugal, como por exemplo Toni Hernandez e o Seu Conjunto ou, a escolha para hoje, Walter Behrend e o Seu Conjunto.
Em relação a este último refere a Wikipédia:
“Freitas Morna conhece Heinz Worner, grande tocador de acordeão e Walter Behrend que nesse mesmo ano de 1955 cria o primeiro conjunto rock de que há memória em Portugal o "Walter Behrend e o seu conjunto" ensaiando numa cave na Rua António Patrício (Porto) que era frequentada por estudantes daquela época.”

Para já, até novas descobertas, fiquemos por aqui: “Walter Behrend e o Seu Conjunto”, primeiro conjunto rock formado em 1955.
No Ep “Dance com” de 1960 podia-se ler na contra-capa:
“Na composição deste disco, que dedicamos especialmente aos amadores dos modernos ritmos de baile, houve o cuidado de, a par de escolha criteriosa dos trechos de sucesso, preparar uma selecção que traduzisse variedade, que é tão de agrado do discófilo. … Para quem tem ouvido ou dançado embalado ao sabor da música interpretada por este Conjunto, uma faceta salta logo à vista: além da música que executam num estilo muito pessoal, inconfundível, emprestam uma vivacidade e uma alegria contagiantes a quantos os escutam ou aplaudem em presença, seja através da Rádio, seja num Club Nocturno ou na TV.”

Este EP é constituído por 4 faixas a saber: Marina / De degrau em degrau / Petite fleur / Eu tenho uma boneca.


Uma das capas que o EP teve.
Um bem conhecido lugar do Porto.

Facilmente se constata que, na realidade, Walter Behrend e o seu Conjunto era mais um conjunto de baile género Marino Marini (músico italiano muito popular na década de 50) do que propriamente um “conjunto rock”, pelo menos nesta altura. A escolha vai para a faixa mais interessante a já eleita “Petite Fleur” (recordemos, um original de Sidney Bechet que já aqui evoquei na interpretação de Bert Weedon).



Walter Behrend e o seu Conjunto - Petite Fleur

Sem comentários:

Enviar um comentário