quinta-feira, 23 de julho de 2015

Creedence Clearwater Revival - Susie Q

Se em Inglaterra a segunda metade da década de 60 viu surgir grupos tão significativos como The Moody Blues, Jethro Tull, Led Zeppelin, King Crimson, The Nice ou os Yes, todos a ficarem conotados ao British Progressive Rock, nos Estados Unidos,  o Folk-Rock e o Jazz-rock eram as sonoridades preponderantes, Bob Dylan, The Band, Crosby, Stills & Nash, Blood, Sweat and Tears e Chicago são alguns bons exemplos.

No entanto, outros grupos surgiram noutras fronteiras do Rock, a música pesada dos Mountain, o experimentalismo dos The Flock, a inspiração afro-cubana dos Santana, o Hard Rock dos MC5Steppenwolf, o protopunk dos The Stooges, o vanguardismo dos The Velvet Underground ou a música de fusão de Frank Zappa. Ou ainda o Blues Rock comercial dos Creedence Clearwater Revival. É com estes que ficamos.

Os Creedence Clearwater Revival, também conhecidos por CCR, por simplificação, existiram no período de 1967-1972, tornaram-se particularmente populares e granjearam a simpatia de público muito variado, deixaram-nos 7 álbuns de originais.
O sucesso chegou logo em 1968 com a edição do primeiro álbum com o mesmo nome do grupo.


Neste álbum inicial carregado de Blues destacava-se John Fogerty, vocalista e guitarrista do grupo que se manteve após o fim dos CCR com carreira a solo que se prolonga até aos nossos dias.
Deste primeiro álbum seleciono "Susie Q", um original de Dale Hawkins dos anos 50, aqui numa versão de 8 minutos que tanto ouvimos na nossa juventude, a lembrar os bailes de finalistas dos anos 60.



Creedence Clearwater Revival - Susie Q

Sem comentários:

Enviar um comentário