quarta-feira, 22 de julho de 2015

Gonçalo Lucena & Conjunto Nova Onda - Porque Não Vens Dançar

Consta que eram mais de 300 os conjuntos de Pop-Rock, em Portugal, no início da década de 60. Mais de música ligeira ou “conjuntos modernos”, diria eu, pois aqueles cuja sonoridade mais se aproximava do Rock’n’Roll poucos haveriam de ser. E mesmo estes faziam, genericamente, versões modernas de temas tradicionais e populares, ou então versões de êxitos internacionais muitas das vezes adaptados à língua portuguesa.

Gonçalo Lucena e Conjunto Nova Onda foi um desses conjuntos. Formados no final da década de 50, seria no ano de 1963 que deixariam para os anos vindouros a gravação única de um EP.
Gonçalo Lucena viria a ser muito popular na década de 70 como concorrente no concurso “A Visita da Cornélia”. Lembram-se? Luís Waddington, viola-solo do grupo é pai da estrela pop Jay Kay, lider dos Jamiroquai.



O disco é composto por um “Twist” versão portuguesa de “Do You Want to Dance”, um “Rumba Rock” de nome “Vendaval”, um original de Tony de Matos, e ainda um “Madison” e o instrumental, em estilo “Slow Rock”, “Solidão”, na linha da influência dos lendários The Shadows.
Os Onda Nova foram mesmo um dos primeiros conjuntos portugueses a adoptar a sonoridade dos The Shadows, e estariam na origem do bem popular Conjunto Mistério.
Para audição segue “Porque Não vens Dançar”, versão portuguesa de “Do You Want to Dance”, porque não?



Gonçalo Lucena & Conjunto Nova Onda - Porque Não Vens Dançar

Sem comentários:

Enviar um comentário