quinta-feira, 2 de julho de 2015

Leonard Cohen - Suzanne

Se "All Along the Watchtower" de Bob Dylan vinha mostrar que em 1968 o Folk-Rock estava vivo e recomendava-se, outras gravações deste período confirmam que, apesar do desvario experimentalista que a música Rock atravessou, a música Folk, nas suas mais diversas matizes, se mantinha com velhos e novos intervenientes a mostrar doses generosas de criatividade.

Podíamos citar, começando pelos mais antigos, Johnny Cash e o álbum ao vivo "At Folsom Prison", Donovan ao vivo com "Donovan in Concert" e em estúdio com o excelente "The Hurdy Gurdy Man", Simon and Garfunkel e a beleza de "Bookends" e os novos, The Band e o primeiro álbum "Music from Big Pink", Arlo Guthrie e o primeiro "Alice's Restaurant" e por fim o poeta judeu canadiano Leonard Cohen e a primeira gravação "Songs of Leonard Cohen".



Já com vários livros editados, é na 2ª metade dos anos 60 que Leonard Cohen, sendo apanhado pela cena Folk de Nova Iorque, se inicia na música. As suas canções vão ser primeiramente conhecida através da cantora Judy Collins que em 1966 no seu álbum "In My Life" inclui as canções "Suzanne" e "Dress Rehearsal Rag".

O primeiro álbum de Leonard Cohen abria com "Suzanne", eternamente bela, uma das canções da minha adolescência.



Leonard Cohen - Suzanne

Sem comentários:

Enviar um comentário