segunda-feira, 20 de julho de 2015

Toni Hernandez e o Seu Conjunto - Só Tu

É sabido que Portugal tomou contacto com Rock’n’Roll não através dos discos mas através do cinema. Foram filmes como “Uma Rapariga com Sorte” e “O Ritmo do Século”, no original “Rock Around the Clock”, de 1956, que deram a conhecer os novos ritmos, danças e o crescente protagonismo da juventude no outro lado do Atlântico.

No lado de cá “O Diário Popular” (de acordo com o Blog Ié-Ié) relatava assim o ambiente a propósito da exibição de “O Ritmo do Século”:
“O filme causou verdadeira revolução nos nervos dos espectadores - alguns dos quais, mais exuberantes, chegaram a dançar nos corredores durante o intervalo - facto talvez único nos anais do cinema Capitólio!”

e ainda
“A sala encheu-se de ponta a ponta e o "calor" da euforia era tanto que, permanentemente, se deixava de ouvir a música para se ouvirem palmas, assobios e gritinhos... Vá lá que as cadeiras ficaram direitas...”

 Apontado como um dos pioneiros do Rock’n’Roll em Portugal Toni Hernandez e o Seu Conjunto foi um grupo musical do final dos anos 50, início dos anos 60. No entanto, a audição de “Toni Hernandez …” pouco o remete para o Rock’n’Roll pese a versão desenxabida de “Oh Carol” ou ainda um tresloucado “Baby Rock”. Era nitidamente um conjunto de baile com fortes influências latinas em particular do italiano Marino Marini que tanto se ouvia naqueles tempos. A escolha de uma música não foi fácil, dada a banalidade e monotonia das músicas gravadas. Até que acabei por ceder em “Só Tu” designado por bolero-rock que farão recuar os mais velhos para os salões de dança da década de 50.


 “Só Tu” aparece no que julgo ser o 2º EP de “Toni Hernandez e o seu conjunto” datado de 1960. Também, sem certezas, penso que estamos na presença de mais um grupo do Porto. E assim, timidamente, o Rock’n’Roll dava os primeiros passos no nosso país.



Toni Hernandez e o seu Conjunto - Só Tu

2 comentários:

  1. Foi nos tempos fortes do yé-yé - 1960 - que vi este conjunto actuar na Praia da Torreira, mais concretamente, na Assembleia Theatro da Torreira. Mais tarde em 1989 já foi o meu conjunto - Escala 5 - a actuar naquele palco inesquecível que está a receber actualmente benfeitorias porque o tempo não perdoa.

    ResponderEliminar
  2. Sou de Ovar e conheço bem a Torreira e lembro-me do Theatro, pese já lá não ir há muito tempo. Era muito pequeno para ter conhecido a tempo a música de Toni Hernandez, só mais tarde, evidentemente, o fiz. Espero que tenha gostado das minhas recordações, volte sempre!

    ResponderEliminar