segunda-feira, 27 de julho de 2015

The Stooges - 1969


The Stooges, na sua origem, foram um grupo pouco conhecido.
O período de 1967 a 1974 constituiu a primeira fase deste grupo para muitos tido como percursor do Punk-Rock. Dos The Stooges emergiu Iggy Pop figura incontornável da história da música Rock.



Tive oportunidade de ver Iggy Pop na sua primeira passagem por Portugal, foi a 25 de Junho de 1981 no Pavilhão Infante Sagres (como é que era possível efectuarem-se concertos neste pavilhão com tão más condições acústicas?) no Porto. De tronco nu, como sempre, num concerto a transbordar  energia, na altura ficou-me a ideia de já estar a viver de êxitos passados. Vejo agora que, puro engano, muito teria para dar ao Rock, ele ainda aí anda, já com os seus 68 anos.

Muitos anos depois, movimento Punk já passado há muito, uma carreira a solo cheia de vitalidade e vários álbuns de efectivo interesse, eis o retorno dos The Stooges em 2003, sendo Iggy Pop o único sobrevivente da formação inicial.
Agora é tempo de  voltar aos The Stooges iniciais, ao primeiro álbum do grupo, e de dar conta de quão deslocados estavam em relação à generalidade da produção musical daquela época.
A escolha vai directa para a faixa de abertura "1969" o ano da gravação e edição do álbum.



The Stooges - 1969

Sem comentários:

Enviar um comentário