quinta-feira, 23 de julho de 2015

Blitz nº38 de 23 de Julho de 1985

Jornal "Blitz"

Mais um nº do jornal Blitz que saiu há 30 anos.
Na capa uma fotografia de Paul Weller dos The Style Council então no auge na popularidade. Depois do êxito com The Jam era a vez, antes de início da carreira a solo, dos The Style Council. Nunca teve o reconhecimento internacional que teve em Inglaterra.


- Páginas 2 e 3 com pequenas pouco interessantes notícias, sobra a fofoquice sobre o Live-Aid ocorrido a 13 de Julho de 1985. Os The Who que quiseram meia-hora para ensaiar, Paul McCartney que se queixou do som, Julian Lennon que cancelou a actuação, etc., etc..
- Página 4 quase toda com um anúncio da Rádio Comercial, pequenas notícias sobre a Rádio Live Almada e Rádio Portugal. Ainda o bar Jamaica em Rondas Nocturnas.
- Página 5 é-nos apresentado os «Lone Justice - Uma nova estrela no céu da Califórnia». O elogio do primeiro álbum "Lone Justice" saído em 1985 e a revelação de Maria McKee.
- Página 6 com 3 artigos sobre o Live-Aid, um dos quais sobre a transmissão da RTP, "A vergonhosa RTP...", "Os comentáios idiotas foram às centenas, as intervenções, durante a actuação de quase todos os grupos, despropositadas, e os pensamentos cretinos, em voz alta, sem conta possível".
- Página 7 dedicada aos The Style Council a propósito da edição em Portugal do excelente "Our Favorite Shop".
- Páginas centrais, muitas fotografias, pouco texto, são os Geneis - A imagem de um Concerto.
- Página 10, Busca no Sótão recupera a propósito do Live-Aid os Crosby, Stills, Nash & Young, dez anos depois.
- Página 11, mais Pregões e Declarações.
- Página 12, João Pinheiro de Almeida assina Blitzpectrum, os jogos na Playstation da época, o Spectrum.
- Página 13, recupera-se, muito bem, Yves Montand - Um senhor do palco.
- Página 14, a análise de um disco dos desconhecidos Woodentops e a escolha do Blitz com aos discos editados naquela semana. Como o jornal reconhece "Nos álbuns a semana é relativamente falha de interesse".  Fica o Maxi-Single de David Bowie "Loving The Alien".
- Página 15 e os Top da semana. Em Portugal "We Are the World" mantem-se em primeiro lugar nos Singles e nos LP "Brothers In Arms" dos já menos interessantes Dire Straits a entrar directamente para o primeiro lugar. Nos EUA são os Tears For Fears a manter o primeiro lugar nos LP enquanto na Grã-Bretanha Bruce Sprinsgteen mantinha igualmente o primeiro lugar com "Born In USA" (isto não devia ser ao contrário?).
- Página 16, conversa com João Peste, Causas e efeitos de ser Pop Dell'Arte: "A minha atitude dentro do grupo é um tanto semelhante à dos futuristas do princípio do século. É como se lutasse contra uma certa apatia estável, mas lutando sem saber em nome de quê."

Sem comentários:

Enviar um comentário