sábado, 4 de julho de 2015

Iron Butterfly - In-A-Gadda-Da-Vida

O ano de 1968 vê confirmarem-se várias tendências em torno do Rock: o Jazz-Rock, o Hard-Rock, o Folk-Rock, o Country-Rock, o Progressive-Rock. Neste ano surgem um conjunto de primeiras gravações que vão constituir uma referência musical daquele período tão criativo,  enquanto alguns grupos dão os seu último concerto: Cream, Buffalo Springfield, The Yardbirds.
Steppenwolf, Fleetwood Mac, The BandIron Butterfly, Family, Led Zeppelin, King Crimson, Deep Purple, Pentangle, Fairport Convention e os Blood, Sweat and Tears, são algumas dessas novas referências (destaque para o início das gravações de Joni Mitchell que nunca mais parou de nos encantar).
Motivos de sobra para nos fixarmos alguns dias no ano de 1968.

Depois de já termos recordado o álbum inicial dos Blood, Sweat and Tears é hoje a vez de recuperar os Iron Butterfly.

Os primórdios dos Iron Butterfly remontam a 1966, mas é em 1968 com edição dos 2 primeiros álbuns que se vão tornar conhecidos. Praticantes de um Rock psicadélico, são tidos como um dos percursores do Hard-Rock.
Se o primeiro LP "Heavy" não teve muito reconhecimento (no vídeo a faixa "Iron Butterfly Theme" no programa de televisão Playboy After Dark),



é no segundo "In-A-Gadda-Da-Vida" que, nos Estados Unidos, vão conhecer o sucesso, nomeadamente com o tema título, que no LP ocupava todo o 2º lado do disco com os seus longos 17 minutos.
Com o Heavy Metal à espreita segue "In-A-Gadda- Da-Vida" na versão para Single.



Iron Butterfly - In-A-Gadda-Da-Vida

Sem comentários:

Enviar um comentário