sexta-feira, 24 de julho de 2015

The Velvet Underground - All Tomorrow's Parties

Talvez o grupo com menos popularidade e o que se revelou mais importante na história do Rock: The Velvet Underground.

Formados por Lou Reed (1942-2013), John Cale, Sterling Morrison (1942-1995) e Maureen Tucker dão o primeiro concerto como The Velvet Underground a 11 de Novembro de 1965.
The Velvet Underground foi a primeira e a melhor banda de Rock de vanguarda.
O termo vanguarda, tantas vezes mal utilizado, aplica-se aqui justamente, o som praticado era único e explorava caminhos até então inéditos no Rock. Desalinhados com a música psicadélica dominante oriunda da West Cost, não são reconhecidos no seu tempo (1965-1971) mas são das bandas mais influentes nas gerações seguintes.
Andy Warhol, o artista plástico da Pop-Art, apadrinha-os e produz o primeiro álbum do grupo. Também impõe Nico (1938-1988) em três faixas do disco e o famoso álbum da "banana" (capa desenhada por Andy Warhol) editado em 1967 vai designar-se "The Velvet Underground and Nico".


Deste álbum verdadeiramente histórico ficamos com "All Tomorrow's Parties", escrita por Lou Reed, interpretada por Nico, inspirada no ambiente que se vivia na Factory, o estúdio de Andy Warhol.

"Nos anos 60 toda a gente se interessava por toda a gente. A contracultura, a subcultura, a pop, as superstars, a droga, as luzes, as discotecas. Havia sempre uma festa algures: numa cave, num sótão, num autocarro ou no metro. Se não era num barco, era na estátua da Liberdade. Os anos 60 eram a balbúrdia. E os Velvets cantavam All Tomorrow's Parties." Andy Warhol em "Superstars - Andy Warhol e os Velvet Underground".



The Velvet Underground - All Tomorrow's Parties

Sem comentários:

Enviar um comentário