sábado, 1 de agosto de 2015

The Nice - Flower King Of Flies

Yes, King Crimson, ELP foram o início do Rock Progressivo? Não, o Rock Progressivo começa antes. Recuamos a 1967 (o ano de todas as músicas) para encontrar o que terá sido o muito provável 1º álbum de Rock Progressivo. Refiro-me ao primeiro registo dos The Nice de nome "The Thoughts of Emerlist Davjack".
The Nice, formados por Keith Emerson (2014-2016), Lee Jackson, Brian Davidson e David O'List, gravaram "The Thoughts of Emerlist Davjack" marcado pelo ecletismo e também pelo experimentalismo que então se manifestava. Da melhor música Pop, o tema " The Thoughts of Emerlist Davjack", até ao progressivo "Rondo" passando pelo psicadélico "Dawn" (Pink Floyd!), o álbum é marcado pelo multi teclista e leader do grupo Keith Emerson que se destaca nos temas instrumentais: "Rondo" e "War and Peace".

A primeira memória que tenho dos The Nice é a versão do tema "America", um original de Leonard Bernstein, música do filme West Side Story, saído no 2º Single do grupo em 1968.




The Nice separam-se em 1970. Keith Emerson forma no mesmo ano os Emerson, Lake and Palmer e gravam um excelente 1º álbum com o mesmo nome.

De 1967 a faixa de abertura do álbum "The Thoughts of Emerlist Davjack", "Flower King Of Flies", eram The Nice e o início do Rock Progressivo.



The Nice - Flower King Of Flies

Sem comentários:

Enviar um comentário