sábado, 29 de agosto de 2015

Soema Montenegro - leyenda del cururú-flores del desierto

Este regresso ao Regresso ao Passado não podia deixar de ser dedicado à Argentina donde acabo de chegar depois de 2 semanas inesquecíveis.
A Argentina é um país de música e ouve-se em todo o lado, quer a nacional, muita, quer a internacional (em Ushuaia ouvia-se muito Dire Straits e David Bowie).
Na música nacional, que é a que agora nos interessa, em Buenos Aires impera o Tango e ouve-se Astor Piazolla, Carlos Gardel e muitos outros que não conheço. Mas, para o interior a música é de cariz ainda mais popular, de Jaime Torres a Los Calchaleros ou a descoberta da música belíssima do Duo Salteño (de Salta) na viagem de Salta até Cafayate.

Mas a escolha não vai para nenhum dos históricos consagrados, de Piazolla a Mercedes Sosa ou ainda o lendário Atahualpa Yupanqui.

Soema Montenegro foi a minha descoberta mais recente. Nascida em 1978 em Buenos Aires, somente com três discos editados “Una Una Uno” de 2008, “Passionaria” de 2011 e finalmente “Ave del Cielo” de 2014. Docente de canto, Soema Montenegro é compositora e improvisadora criando um som que a distingue dos demais. Entre a contradição dos discos dela estarem esgotados (informação da livraria “El Ateneo”, que maravilha de livraria!) e ser praticamente desconhecida (“Soema Montenegro? Quem é? De que país é?”, eram as respostas mais frequentes que recebia em tudo quanto era loja de discos pelo país fora), consegui, já de retorno a Buenos Aires, no último dia, e quando as esperanças eram já poucas, encontrar finalmente “passionaria” numa pequena discoteca no famoso bairro Recoleta.



De “passionaria” seguem as faixas iniciais, “leyenda del cururú” e “flores del desierto”. Espero que gostem tanto quanto eu.



Soema Montenegro-leyenda del cururú-flores del desierto

Sem comentários:

Enviar um comentário