quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Blitz nº 40 de 6 de Agosto de 1985

Jornal "Blitz"

A capa do nº 40 saído há 40 anos do jornal Blitz era preenchida por uma fotografia de Nils Lofgren com chamada para entrevista exclusiva. Interessante um músico com relativamente desconhecido pela sua carreira a solo, muito mais como músico pertencente a formações como os Crazy Horses (mais conhecidos como banda de suporte a Neil Young) ou a E Street Band (banda de suporte a Bruce Springsteen).



- Páginas 2 e 3 com pequenas notícias: Geninha Melo e Castro prepara disco (era o 3º LP), Rão Kyao prepara novo disco (devia ser "Oásis"), Paulo de Carvalho está nos Top com o LP "Desculpem Qualquer Coisinha", Lloyd Cole e Tom Verlaine são anunciados para festival a realizar na Figueira da Foz.
- Página 4 dá notícia de passagem do músico de Jazz Sun Ra pela Gulbenkian e um Passatempo Lofgren destacam-se.
- Página 5, "A criatividade não implica obrigatoriamente a subversão. É possível inovar sem revolucionar, também a reforma corresponde a uma alternativa de ultrapassagem do pré-estabelecido. A comprová-lo estão os projectos musicais recém-nascidos nos Estados Unidos, entre os quais se destaca o nome dos Violente Femmes." assim começa o artigo de Luís Maio "Violent Femmes - A fé nasce da ironia".
- Página 6, o retrato vai para Midus (alguém se lembra dela?). Aos 11 anos teve a primeira guitarra, aos 14 a primeira viola eléctrica, aos 19 era voz, baixo e manager dos Roquivários.
- Página 7 toda ocupada com os germânicos Scorpions, ufa!
- Páginas centrais vão para Nils Lofgren, "De aprendiz de acordeão a mago da guitarra", muito bem.
- Página 10, Busca no Sótão não resiste e dá "Um abraço a Bob Geldof", "...líder dos Boomtown Rats, a primeira banda de New Wave a meter um disco nos Topes."
- Página 11, Pregões e Declarações, já não há paciência.
- Página 12, fica-se pela rúbrica Blitzpectrum e o jogo 911 TS onde o jogador pode conduzir um Porsche 911.
- Página 13 é preenchida com as músicas que se ouviam nos verões dos anos 60. Por exemplo, em 1965, há 50 anos ouvia-se Mr. Tambourine Man, The Byrds; Unchained Melody, Righteous Brothers; Satisfaction, The Rolling Stones; Like a Rolling Stone, Bob Dylan; Colours, Donovan, etc..
- Página 14, ficamos a saber os discos editados na semana, destaque para "Estranha Forma de Vida" da Amália Rodrigues e "Dream Of The Blue Turtle" de Sting. Já agora "Segredos de António Sala e "O Verdadeiro Serafim Saudade" de Herman José, ui!
- Página 15, listas dos discos mais vendidos sem grandes novidades, em Portugal "Brothers In Arms" dos Dire Straits mantinha-se em 1º lugar, nos EUA o 1º lugar era mantido pelos Tears For Fears com "Songs From The Big Chair" e na Grã-Bretanha Bruce Sprinsteen também mantinha o 1º lugar com "born In The USA"
- Página 16 é dedicada a uma loja no Bairro Alto, Paranóia, pois "As lojas mais tentadoras são, assim, as que não parecem lojas".


Sem comentários:

Enviar um comentário