domingo, 14 de abril de 2019

Vieira da Silva - Canto da Hora Chegada

Mais um nome importante, mas menos conhecido, da nova música popular portuguesa que se desenvolvia nos anos anteriores a 1974, Vieira da Silva.

Com gravações efectuadas desde o final dos anos 60, em 1971 contava já com algumas canções gravadas. Mas nada melhor do que socorrer-me do sítio do próprio (http://www.vieiradasilva-ilhavo.com) onde se pode ler:
"Em Agosto de 1969 venci o 1º. Festival de Música Popular Portuguesa realizado no Casino da Figueira da Foz (aberto a malta nova que nunca tivesse gravado discos e apresentasse canções do tipo intervenção ou “baladas” como se dizia nessa época). Do júri faziam parte vários jornalistas entre os quais o Mário Castrim e a Alice Vieira."
"Em Novembro de 1969 foi editado o meu primeiro disco pela editora “RRdiscos” (do Francisco Nicholson, Armando Cortez e Eugénio Pepe) com o título “Canção para um povo triste” (que veio a ser apreendido pela PIDE)."
"Em Dezembro de 1969 foi editado um single com uma canção minha (“Canção para um Natal”) e uma canção interpretada pela Rute (“O Natal dos simples” de José Afonso)."
"Em Janeiro de 1970 foi editado o meu segundo disco (pela mesma editora), com capa minha, e com o título “Para a construção da cidade necessária”)."
"Ainda em 1970 foi editado o meu terceiro disco (“Canto da hora chegada”)."





Algumas fontes apontam este terceiro disco como sendo de 1971, pelo que o incluí nesta passagem que estou a fazer por aquele ano, no entanto, fazendo fé no autor terá sido editado no ano anterior  (terá sido gravado em 1970 e editado em 1971?).

De qualquer forma aqui fica mais um passagem por este cantor que "...foi companheiro de José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, Francisco Fanhais, Francisco Naia, entre outros, integrando o movimento dos cantores de intervenção.", em "Canto de Intervenção 1964-1974".

"Canto da Hora Chegada" é a escolha de hoje.




Vieira da Silva - Canto da Hora Chegada

Sem comentários:

Enviar um comentário