sexta-feira, 26 de abril de 2019

mundo da canção nº 8 de Julho de 1970

mundo da canção nº 8 de Julho de 1970

Estamos em 1970, no mês de Julho, e mais um nº da revista "mundo da canção" é publicado, é o oitavo e a capa vai para uma fotografia de Manuel Freire, alguns nomes são a ainda realçados no lado esquerdo, a negro alguns dos nomes da música popular portuguesa, de alguma forma tratados no interior, Denis Cintra, José Afonso, Rita Olivaes, Ernesto César, Objectivo e alguns nomes da música Pop-Rock internacional de então, Leonard Cohen, Donovan, Arrival, The Beatles, Jethro Tull, The Moody Blues, Joni Mitchell, Bee Gees, Robin Gibb e Family Dogg.

Mais um nº onde um pouco de tudo se pode ler no seu interior, do muito bom ao menos bom. O editorial intitulado "a engrenagem e o resto" explica:
" Os nossos artistas, vamos falar principalmente deles, encontram-se divididos por um profundo vale. De um lado aqueles muitos, ditos comerciais, alienados à «priori» ou apanhados pela engrenagem das concessões, das dificuldades, de «de certo modo» vencíveis, do profissionalismo; do outro, em nº crescente, mesmo assim, os «amadores», aqueles que lutam contra a engrenagem das concessões, que se debatem com as depressões, pressões e opressões (pausa para respirar...), que querem dizer alguma coisa com esta e aquela canção, e não deixam que o editor lhes dite sistematicamente a «receita de vencer». E, no meio, o vale. Ao longo do vale, o rio de toda a gente, devorador de palavras, fabricador de mitos com o barro do leito, destruidor de hipóteses, construtor de hipérboles..."





Muitas letras, alguns artigos, assim se preenchem as 40 páginas deste nº que hoje começo a lembrar.
Mantêm-se algumas rubricas ("mc ficha", "curiosidades") e aparece "Tiro pela direita", ou seja aquilo de que não se gosta.
De algumas letras não consegui obter a respectiva canção, por exemplo "Trova do Emigrante" de José Manuel Osório e "Se Há Barcos, Se Há Velas" de Ernesto César. Vamos ao restante.
Ainda espaço para "Fotos e Notícias" onde surgia Luís Rego, Pedro Barroso e os Mungo Jerry.









Sem comentários:

Enviar um comentário