quarta-feira, 3 de abril de 2019

Beatniks - Sing It Along

No início da década de 70 os bailes de finalistas dos liceus, os bailes de Verão e outras festividades ainda eram o local maioritário onde os grupos Pop e Rock se apresentavam, lembro-me que por vezes o baile ficava quase de lado para se poder apreciar quem tocava. O cenário foi-se alterando ao ponto de em 1971 se ter realizado o Festival de Vilar de Mouros onde se encontraram as principais bandas de Rock portuguesas de então. Algumas delas a assumirem sonoridades próximas do Hard-Rock e do seu sub-género o Heavy-Metal.

Os Beatniks foram uma dessa bandas, estiveram presentes em Vilar dos Mouros e é apontada por muitos como um dos primeiros grupos portugueses de Hard-Rock.

Em https://www.metalunderground.pt pode-se ler relativamente ao primeiro EP do grupo datado de 1971, o tal que continha "Christine Goes to Town",:
"O primeiro grito de rebelião pós-Hippie em Portugal. Influenciados pela parte mais bluesy dos Black Sabbath e Cream, os Beatniks davam o pontapé de saída para um dos primeiros discos de Hard Rock da história neste país, hoje em dia considerado uma mega raridade."

Em 2008 foi editado um LP,"Heavy Freaks back in Town", que contêm 7 temas, precisamente os gravados pelos Beatniks em discos de pequena duração de 1971 a 1978, na contra-capa um texto em inglês começa assim:
"THE BEATNICKS are the pioneers of  PORTUGUESE Heavy Rock back in 1971.
They started jamming in 1965 with a different line up even before the "flower power" era, but in the end of the decade they split up.
 Then they got the sounds of Hendrix, Cream, Grand Funk, MC5, Sabbath and early British Prog. So they reform with a different line up in early '71 and record a first 3 track 7"EP (Christine goes to Town") playing that year the Portuguese "Woodstock" (Vilar de Mouros Festival on it's first edition) plus a Festival in Vigo, Spain."


https://musicasdosanos60.blogspot.com

Deste primeiro registo, onde sobressaia o tema principal "Christine Goes to Town", vira-se agora para o lado B onde se encontra "Sing It Along" mais um original dos Beatniks.




Beatniks - Sing It Along

Sem comentários:

Enviar um comentário