Luíz Goes (1933-2012), médico de profissão, foi cantor e compositor e figura importante da canção de Coimbra, talvez o que a levou mais longe e lhe deu maior contributo. Possuía uma bela voz de barítono e uma expressividade dramática que lhe era característica.
Segundo a "Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX", "Luíz Goes contribuiu para a renovação da canção de Coimbra nos planos literário, musical e interpretativo. As suas letras introduzem novas temáticas no género coimbrão, passando a incluir, além dos temas líricos tradicionais, a desigualdade social, a pobreza, a solidariedade, a distância, as relações de poder, assumindo vincadas características de canção de intervenção social."
Os anos 60 vêem interrompida, entre 1963 e 1965, a sua actividade artística com o cumprimento do serviço militar, a qual é de seguida retomada.
https://musicasdosanos60.blogspot.com |
O LP "Coimbra de Ontem e de Hoje" é editado em 1967 e em 1969 "Canções do Mar e da Vida".
Em Dezembro de 1971 encontra-se em estúdio onde grava o seu próximo trabalho "Canções de Amor e Esperança" e que vê a luz do dia no ano seguinte. É um trabalho excelente e encontra-se entre o melhor que nos deixou, revelando assim que a música popular portuguesa se encontrava num período de grande criatividade e renovação.
"Cantiga para Quem Sonha" é uma bela canção que abria este LP e que agora se recorda. Quem se lembra desta maravilha!
Luíz Goes - Cantiga para Quem Sonha
Sem comentários:
Enviar um comentário