quinta-feira, 11 de abril de 2019

Teresa Paula Brito - Poema Sobre a Recusa

Vou sensivelmente a meio desta selecção de canções portuguesas publicadas no ano de 1971. Que tal? Tiveram boas surpresas? O Rock dos Pop Five Music Incorporated, do Quarteto 1111, dos Objectivo, dos Beatniks, a música mais ligeira de Paulo de Carvalho, da Rita Olivaes, da Tonicha, do Hugo Maia de Loureiro eram alguns dos sons que naquela ano por cá se ouviam. Mas havia mais, muito mais, como vamos ver, e, em meu entender, também muito mais interessante,
Refere Mário Correia em "Música Popular Portuguesa": "Convirá desde já salientar que os anos de 1970 e 1971 se caracterizaram por um intenso labor da canção portuguesa aos mais distintos níveis, com o aparecimento de novos nomes (dos quais alguns prosseguiram, criando até aos nossos dias), confirmando as palavras de Adriano Correia de Oliveira quando afirmou que era todo «um movimento que cresce em múltiplas formas».
Teresa Paula Brito, Francisco Naia, Rita Olivaes, Pedro Barroso, José Almada, Fausto, Manuel Freire, José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Jorge Letria, José Mário Branco, Sérgio Godinho, ..., foram alguns deles e deles procurarei relembrar algumas das canções editadas no ano de 1971.
Dizia ainda Mário Correia:
"O ano de 1971 marcou, efectivamente, uma viragem histórica: não é por mero acaso ou simples questão superficial de terminologia que se começa a falar na nova música portuguesa, ultrapassando-se termos como balada, trova e canção de protesto, entre outras designações menos vulgares, após o aparecimento de obras de José Jorge Letria, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Adriano Correia de oliveira e José Afonso entre outros."

Nesta viragem podemos encontrar Teresa Paula Brito que já há uma década marcava presença na música portuguesa. Para conhecer melhor sugiro relembrá-la nas diversas passagem que já efectuei pela sua discografia, onde se pode constatar a diversidade de géneros por ela abordados.





"Minha Senhora de Mim" foi o EP gravado em 1971 em parceria com a poetisa Maria Teresa Horta e o músico Nuno Filipe e foi um marco na sonoridade Pop-Rock então praticada. Com "Poema Sobre a Recusa" fica completa a passagem por este trabalho.




Teresa Paula Brito - Poema Sobre a Recusa

Sem comentários:

Enviar um comentário